quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Evolução dos Processadores









Resumo da Evolução dos Processadores






Evolução dos Processadores

Em 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por john Von Neumann.
Essa ideia é a origem dos primeiros modelos "primitivos" de processadores da forma como os conhecemos.


Em 1965 um dos fundadores da Intel, Gordon Moore, publicou um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento dos computadores. Seu conteúdo ficou conhecido como a Lei de Moore. Desde que essa lei veio a publico,todos os fabricantes de microprocessadores se sentiram na obrigação de dobrar a capacidade de processamento dos seus processadores a cada 18 meses, dando início a corrida pelo desempenho. Este artigo fornece um estudo sobre a historia evolutiva dos processadores, comparando os modelos criados por dois dos maiores fabricantes, desde as primeiras gerações de processadores até as mais recentes tecnologias.


Os primeiros processadores:

Um dos primeiros processadores a ser lançado foi o processador intel 4004 em 1971. Sendo esse desenvolvido para o uso em calculadoras, esse CPU operava com o clock máximo de 740 KHz e podia calcular até 92 mil instruções por segundo, ou seja, cada instrução gastava cerca de 11 microssegundos.

Em 1972 a Intel desenvolveu o processador 8008, esse era uma CPU de 8 bits, com barramento externo de 14 bits e a sua memória de 16 KB, o seu clock trabalhava na frequência máxima de 0,8 MHz.

Em 1974 a Intel desenvolveu o processador 8080, que substituiu o processador 8008, também era um processador de 8 bits. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário