terça-feira, 25 de setembro de 2012

8ª Geração

Durante a Computex 2002, a AMD apresentou ao público alguns protótipos rodando seus processadores de 8ª Geração, que  utiliza uma nova arquitectura de 64 bits.

Esses Processadores receberam o nome-código Hammer, e AMD durante essa feira fez uma pesada campanha e divulgação dessa nova família, não só distribuindo martelos inflamáveis para o público, como também um martelo inflamável gigante no alto do New York New York.

7ª Geração

Athlon é o nome de uma série de processadores da plataforma x86 criados pela AMD. O processador Athlon original foi o primeiro processador x86 de sétima geração.

A AMD continuou utilizando o nome Athlon nos processadores Athlon 64, processadores de oitava geração que possuem a tecnologia AMD64, nos processadores de nona geração dual core, Athlon X2, e usará em seus produtos de entrada de linha na décima geração.

6ª Geração

Pentium II é um microprocessador x86 fabricado pela Intel introduzido no mercado em Maio de 1997. Com o aumento da concorrência também nos processadores desktops, assim criando um novo modelo.

A primeira mudança relativamente ao Pentium MMX é o novo formato de cartucho, semelhante ao de videojogo, chamado de SECC.

5ª Geração

O K5 foi o primeiro processador x86 da AMD desenvolvido independentemente, introduzido em Março de 1996. O seu principal concorrente era a família de processadores Intel Pentium. Contudo ele foi originalmente planeado para ser lançado em 1995, mas por atrasos no projecto, foi adiado até 1996.

A AMD na é poca era uma companhia que estava fabricando processadores há pouco tempo, mas mesmo assim as características do K5 se aproximavam muito do Pentium Pro quanto do Pentium "Clássico".

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

4º Geração

Em abril de 1991, a intel lançou o processador 186 no mercado e apresente poucas inovações em relação ao 386. Como o 386, ele trabalhava a 32 bits e era capaz de cessar até 4GB de memória RAM.

Entretanto, do ponto de vista do  hardware, a arquitectura do i486 é um grande avanço. Ele vem com um cache de dados e instruções no chip, uma unidade de ponto flutuante adicional, pela primeira vez dentro do chip, e uma unidade de interface de barramento aprimorada.

3ª Geração

O 386 foi lançado apenas em Outubro de 85, três anos e meio depois do 286. Desta vez, a IBM demorou muito para chegar a um acordo e desenvolver um sistema baseado no 386.

O 80386 foi um divisor na indústria de informática que dá suporte á plataforma PC, pois foi o primeiro a utilizar a multitarefa, instruções de 32 bits e memória em modo protegido de maneira realmente eficiente.

2ª Geração

Intel 80286 foi um microprocessador lançado pela Intel em 1982, mas somente a partir de 1984 passou a ser utilizado pela IBM no seu PC AT.

Inicialmente trabalhando entre 6 e 8 MHz e posteriormente chegando a 20MHz, o 80286 trouxe, além da velocidade, muitos avanços sobre o 8088, entre os quais podemos destacar:

  • A utilização de palavras binárias de 16 bits tanto interna quanto externamente;
  • Modos de operação 
  • Acesso até 16 MB de memória

1ª Geração

Intel 8088 foi o processador criado para se adaptar aos recursos existentes no contexto da época para os usuários mais básicos. Aliás, a sua existência se deve exclusivamente a dois fatos: economia e velocidade dos circuitos e dispositivos existentes. 


Sua história é mais simples ainda que a do Intel 8086. Como criar um sistema para o 8086 consistia em utilizar componentes mais rápidos e mais caros que os disponíveis na época, criou-se um processador que se encaixava nas condições existentes.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Evolução dos Processadores









Resumo da Evolução dos Processadores






Evolução dos Processadores

Em 1945, a ideia de uma unidade central de processamento capaz de executar diversas tarefas foi publicada por john Von Neumann.
Essa ideia é a origem dos primeiros modelos "primitivos" de processadores da forma como os conhecemos.


Em 1965 um dos fundadores da Intel, Gordon Moore, publicou um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento dos computadores. Seu conteúdo ficou conhecido como a Lei de Moore. Desde que essa lei veio a publico,todos os fabricantes de microprocessadores se sentiram na obrigação de dobrar a capacidade de processamento dos seus processadores a cada 18 meses, dando início a corrida pelo desempenho. Este artigo fornece um estudo sobre a historia evolutiva dos processadores, comparando os modelos criados por dois dos maiores fabricantes, desde as primeiras gerações de processadores até as mais recentes tecnologias.


Os primeiros processadores:

Um dos primeiros processadores a ser lançado foi o processador intel 4004 em 1971. Sendo esse desenvolvido para o uso em calculadoras, esse CPU operava com o clock máximo de 740 KHz e podia calcular até 92 mil instruções por segundo, ou seja, cada instrução gastava cerca de 11 microssegundos.

Em 1972 a Intel desenvolveu o processador 8008, esse era uma CPU de 8 bits, com barramento externo de 14 bits e a sua memória de 16 KB, o seu clock trabalhava na frequência máxima de 0,8 MHz.

Em 1974 a Intel desenvolveu o processador 8080, que substituiu o processador 8008, também era um processador de 8 bits.